Você está cansado de falar a mesma coisa quinhentas vezes para os seus filhos e eles não escutarem? Está cansado de chamar para almoçar, tomar banho, e ser solenemente ignorado?
Leia também:
Deixar ou não o bebê chorar?
Lugar de bebê é no chão
Então vem cá que eu vou compartilhar uma dica que tem dado certo aqui em casa: a tática do alarme. Quando meus filhos estão entretidos com alguma brincadeira e não querem parar para fazer alguma outra coisa, como se trocar para ir para a escola, eu combino com eles que eles terão mais X minutos para curtir aquela atividade, e coloco o alarme do celular ou do relógio para tocar depois desse período.
Quando o alarme toca, eu aviso que agora é hora de fazer o que combinamos. Eu acho que funciona, e essa explicação é puro chute meu, porque isso dá um tempo para a criança processar que cada coisa tem a sua hora e que dali a pouco é hora de outra atividade.
Essa tática vale também para quando vocês estão em uma festa ou alguma atividade muito divertida e as crianças não querem ir embora de jeito nenhum. É sempre melhor avisar antes que está quase na hora de ir para casa do que tirar os pequenos do lugar abruptamente.
Não vou dizer que essa tática é infalível. Para algumas crianças funciona, para outras não. Tenho um casal de gêmeos de três anos e quatro meses. Para o menino, o alarme é tiro e queda. Quando toca ele para tudo e vai fazer o que tínhamos combinando. Já com a menina não é 100% das vezes que isso funciona, mas na maioria das vezes o alarme me ajuda a fazer com que ela me ouça.
E você, já tentou usar essa tática do alarme? Compartilhe outras dicas aqui!
Foto: Eduardo Merille